Você sabe por que seus clientes não voltam mais ao seu laboratório ou clínica? A resposta a essa pergunta é facilmente encontrada utilizando-se a melhor metodologia de pesquisa de satisfação do cliente: NPS – Net Promoter Score.

Muitas vezes a vontade de adquirir mais clientes e aumentar o faturamento faz com que os laboratórios acabem deixando de lado o foco na satisfação de seus clientes, e com isso eles deixando de voltar, e pior, eles sendo detratores, não recomendando e falando mal de seu laboratório.

O que é a metodologia de pesquisa de satisfação Net Promoter Score?

Essa é uma metodologia criada por Fred Reichheld nos Estados Unidos, com o objetivo de mensurar o grau de satisfação e lealdade de clientes.

Ele percebeu que a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?” permitia medir de forma rápida a sensação do cliente em relação a empresa.

Entendendo o Net Promoter Score

Existem vários tipos de ferramentas de pesquisa de satisfação que medem a felicidade de um cliente. Porém nem todas funcionam tão bem assim. Muitas obtêm resultados de forma generalizada e os feedbacks são demorados.

Com o Net Promoter Score vamos fazer 2 perguntas:

“De uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso laboratório a um amigo ou familiar?”

“Comente sobre sua indicação (opcional)”

Ter um local indicado por alguém é a forma mais fácil de saber que seu estabelecimento agradou e que provavelmente a pessoa irá retornar. Se ele indica é porque confia na estrutura oferecida e em seu serviço oferecido.

Para entender o Net Promoter Score é preciso saber que os clientes são classificados em três grupos de acordo com a resposta dada.

Promotores

As pessoas que dão nota  9 ou 10 ficam no grupo dos promotores. Elas realmente gostaram do serviço e enxergam um valor nele. Esses são os clientes leais, que mantem-se sempre ligados ao laboratório.
Essas pessoas que vão indicar o local para os amigos ou familiares. Elas possuem mais satisfação em responder o questionário e participar das atividades, dando sempre um feedback que seja construtivo e com boas sugestões.

Neutros

As pessoas que avaliam com nota 7 ou 8 estão no grupo neutro. Eles estão satisfeitos com o serviço, mas não são leais. Não são clientes  engajados com o laboratório.

Eles não costumam fazer recomendações, e quando fazem, são com ressalvas, porém, eles estão próximos de se tornarem promotores, e devem receber a devida importância.

Detratores

As pessoas que dão nota entre 0 e 6 estão no grupo de detratores. Elas são clientes insatisfeitos com o serviço do laboratório ou da clínica, que se sentiram prejudicado de alguma forma pelo serviço ou atendimento recebido.

Eles acreditam que o serviço só piorou a situação. Essas pessoas vão falar mal do seu estabelecimento e criticá-los para outras pessoas. Eles precisam de mais suporte e atenção e verificar a causa da insatisfação

Como calcular o Net Promoter Score?

A pesquisa de satisfação do cliente NPS é calculado subtraindo a porcentagem de Promotores da porcentagem de Detratores. A pontuação pode variar de -100 a +100.

Exemplo:
Em uma pesquisa obtemos os seguintes resultados:
55 promotores, 30 neutros e 15 detratores, em um total de 100 respostas.
NPS = 55% (promotores) – 15% (detratores) = +40 NPS

Essa pontuação numérica lhe dá uma referência que fornece um senso geral de como você está fazendo. Com o tempo, ele permite que você saiba se você está se movendo na direção certa ou errada.

Indicador Net Promoter Score

O Benchmark faz a ação de comparar o desempenho relativo a satisfação do cliente com outras empresas para descobrir como está você em relação ao mercado. Quase todos os que medem o NPS se perguntam se sua pontuação é boa ou não.

Ruim: -100 A 0

Os laboratórios nesta posição tendem a ver pouca opinião pública, poucas referências de clientes e, basicamente, todos os negativos que você associaria com uma baixa fidelidade ao cliente.

Bom: +1 A +49

A maioria dos lugares cai nesse intervalo, não é ruim, mas precisa aperfeiçoar, continue trabalhando para melhorar a satisfação do cliente.

Ótimo: +50 A +74

Esta zona é onde você encontrará laboratórios que, de forma consistente, excedem as expectativas dos clientes.

Excelente: +75 A +100

Zona de excelência, as empresas que são de classe mundial estão em outra dimensão. Eles são fanáticos sobre a experiência do cliente e, como resultado, possuem níveis de fidelização de clientes fora do comum.

O valor do seu Net Promoter Score

Quando você aprofunda seus dados, você é capaz de identificar as tendências individuais que podem estar impedindo você de obter melhores resultados.

Quando você é capaz de combinar os resultados individuais dos clientes juntamente com comentários e outras informações, o Net Promoter Score se transforma de um índice mensurável em insights acionáveis do cliente.

O valor real do seu resultado NPS só é realizado quando você consegue alinhá-lo com comentários e dados para identificar oportunidades para construir uma base de clientes fiéis e entusiasmados com seu laboratório.

Os indicadores NPS mostram as melhores empresas em relação à satisfação, em vários segmentos. Em 2017 é possível ver que o Grupo Fleury é um dos que possui maior NPS, com 74.7, segundo resultado do 2º Trimestre de 2017 em seu relatório oficial na área de relação com investidores, enquanto o Laboratório Hermes Pardini ficou também com um incrível 74, segundo seu relatório do 2º Trimestre de 2017.

O Net promoter Score se destacou como sendo uma das, senão a mais eficaz pesquisa de satisfação. Algumas vantagens são:

  • Facilidade de Uso;
  • Quantificável e comparável;
  • Agilidade para agir;
  • Menor chance de manipulação.

5 passos para implementar NPS para laboratório

Elaboramos um eBook completo “Tudo Sobre Net Promoter Score e os 5 passos para implantar em seu laboratório de análises clínicas ou clínicas de diagnóstico por imagem”, onde detalhamos ainda mais o que você precisa saber sobre a melhor pesquisa de satisfação do cliente, e os 5 passos detalhados para você colocar ainda hoje em prática (como por exemplo, utilizando o SMS para o envio da pesquisa).

Ou entre em contato ainda hoje e saiba mais.