A evolução da tecnologia, nos dias atuais, provê melhorias para diversos setores da economia. Não seria diferente para a área da saúde. Nesse sentido, um excelente investimento a ser feito é em aplicativo para laboratório.

Não é raro notar que empresas ligadas ao trabalho de análises laboratoriais têm utilizado softwares de gestão e percebido suas vantagens. Mas é preciso ir além. Como gestor, você deve se preocupar não apenas nas questões internas do negócio, mas também no relacionamento e na experiência proporcionada aos seus clientes.

A praticidade e a mobilidade são as palavras da vez. Afinal, as pessoas têm tido cada vez menos tempo e disponibilidade em seus dias. Logo, quem oferecer facilidades para elas nesse sentido será visto com bons olhos. E é nesse momento que o aplicativo pode fazer toda a diferença.

Então, neste post, vamos abordar os principais benefícios da utilização de um aplicativo para laboratório, tanto do ponto de vista interno quanto na relação com os clientes. Boa leitura!

Melhoria nos processos internos do laboratório

Começaremos nossa abordagem de dentro para fora. Sendo assim, primeiro falaremos sobre as melhorias percebidas na gestão interna da empresa por meio do uso de um aplicativo. Nessa perspectiva, a primeira associação comumente feita é com os softwares de gestão.

Em linhas gerais, eles são muito bons no que tange às questões financeiras e administrativas de qualquer estabelecimento. Além disso, existem aqueles desenvolvidos especialmente para atividades específicas, como é o caso dos laboratórios. Esses softwares ajudam a automatizar vários processos, inclusive.

Porém, eles pecam em um quesito fundamental nos dias de hoje: a mobilidade. Dessa forma, é preciso complementar suas funções para conseguir um atendimento pleno das necessidades do negócio.

O aplicativo para celular (Android e Iphone), como também aplicativo para tablet (Ipad), é a solução ideal para o preenchimento dessa lacuna. Afinal, ele pode ser instalado em qualquer smartphone e pode ser acessado a qualquer dia e hora com apenas um toque na tela.

Para mais, ele oferece uma série de funcionalidades que auxiliam no cotidiano. Dentre os principais benefícios, vamos falar a seguir sobre os principais. Acompanhe.

Garanta mais agilidade nos processos

O aplicativo para laboratório viabiliza a melhoria em diversos processos internos. O primeiro que vamos citar está relacionado ao atendimento dos clientes. Por meio de uma de suas funções, ele auxilia a gestão da fila e de senhas, tornando o processo mais simples e menos passível de erros. Além disso, ele pode ser usado no pré-atendimento para confirmar os dados, tirar fotos dos pacientes, como também fotos dos documentos e atribuí-las às respectivas fichas cadastrais.

Direcionando o foco para as atividades internas, o aplicativo ajuda a agilizar todos os processos que requerem a entrada de dados no sistema de gestão. Utilizando a leitura de código de barras, ele pode dar baixa de materiais do estoque, atualizar o status do processo de análise das amostras, entre outras coisas.

Diminua o risco de falha humana

A automatização dos processos tem como uma das principais características a redução das falhas humanas. Esses erros são bastante comuns e não significam que seus profissionais são desatentos ou ruins. Porém, em análises de amostras, estamos trabalhando diretamente com a saúde das pessoas e, por essa razão, esses problemas podem ser muito graves.

Com a ajuda do aplicativo para laboratório, boa parte da entrada de informações no software de gestão é possível de ser feita de forma automática, com a leitura do código de barras, por exemplo. Assim, não existe o risco de acontecer um equívoco na digitação dos dados.

Melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes

A principal complementação que um aplicativo para laboratório traz para a gestão do negócio é na relação do seu estabelecimento com os clientes. Ele pode conferir um diferencial competitivo importante, ajudando as pessoas a optarem pela sua empresa em detrimento de concorrentes.

Vamos ver alguns pontos de destaque nos benefícios que os pacientes podem perceber com o uso dessa ferramenta. Confira.

Ofereça mais comodidade aos seus clientes

A primeira vantagem que abordaremos é a comodidade assegurada pelo app de celular. Por meio dele, seus clientes podem realizar o pré-agendamento de exames. Isso evita que eles precisem ligar ou ter que se deslocar até uma unidade, o que custa mais tempo de deslocamento e ainda pode envolver custos com o transporte.

Além disso, eles podem consultar informações mais detalhadas sobre os procedimentos no manual de exames. Assim, tiram dúvidas sobre como se preparar para o atendimento e quais os cuidados devem ser tomados.

Além de deixá-los mais esclarecidos, poupa tempo da equipe, que poderá focar em outras atividades.

Disponibilize resultados de forma mais rápida e prática

Um dos benefícios mais importantes e impactantes, tanto para os clientes como para os médicos, é o acompanhamento do andamento dos exames. No app, eles podem verificar se eles já ficaram prontos e ver os resultados.

Sendo assim, ele não precisa ficar ligando para o laboratório nem mesmo comparecer pessoalmente para buscar o resultado. É possível fazer tudo isso sem sair de casa, usando apenas o seu smartphone.

Aumente o nível de satisfação dos seus clientes

Somente o bom atendimento não é mais um diferencial para as empresas no mercado atual. A concorrência está cada vez mais acirrada e os clientes, cada vez mais exigentes. Por isso, é preciso ofertar algo de maior valor para conquistá-los, como também fazer o acompanhamento por meio da pesquisa de satisfação do cliente diretamente pelo aplicativo, garantindo com isso a excelência no serviço prestado.

Como dissemos no início deste post, a praticidade e a comodidade são fatores cruciais para os consumidores de hoje. Então, nada melhor do que disponibilizar todas essas facilidades por meio de um aplicativo para celular. O efeito prático disso no cotidiano corrido deles é, sem dúvidas, bastante positivo.

Com isso, além de atrair novos clientes, você garante uma experiência muito mais agradável e satisfatória. Logo, eles serão muito mais fiéis e ainda podem se tornar excelentes promotores de sua marca.

Depois de todos esses argumentos, fica fácil perceber o quão vantajoso pode ser a utilização de aplicativo para laboratório. Então, se o seu ainda não conta com essa ferramenta, entre com contato conosco e conheça nossa solução.