O mercado de laboratórios, assim como qualquer outro negócio, é competitivo. Por isso, além de prestar um serviço de qualidade desde o atendimento até a entrega dos resultados, é necessário garantir que a experiência dos pacientes como um todo sejam positiva. Isso porque, nesse ramo, permitir a insatisfação leva à má reputação, já que faz com que o paciente relate o ocorrido a amigos e familiares.

Em contrapartida, quando a experiência é satisfatória ou até mesmo supera a expectativa, o paciente e o laboratório constroem uma relação de confiança que resulta na fidelização e criação de um laço duradouro. Quando o assunto é saúde, a tendência é que as pessoas busquem instituições de renome e que transmita confiabilidade.

Listamos abaixo 4 dicas práticas que vão ajudar você a garantir uma melhor experiência dos pacientes em seu laboratório de análises clínicas. Confira quais são elas agora mesmo!

1. Agendamento online

O agendamento online melhora a experiência do paciente na medida em que facilita o contato com o laboratório. A necessidade de telefonar exclusivamente em horário comercial, ficar em espera, explicar que tipo de exame precisa ser marcado e discutir datas e horários leva tempo e exige foco total.

Já com o agendamento pela internet, o paciente consegue fazer a marcação com autonomia, agilidade e praticidade enquanto desempenha outras tarefas ou desfruta de momentos de descanso.

2. Utilização de software de gestão laboratorial

O software de gestão laboratorial é capaz de aprimorar a experiência no laboratório de maneira indireta. Isso porque permite o agendamento mais ágil, garante segurança no armazenamento de dados, facilita o acesso às informações do paciente, fornece mobilidade de acesso e assegura ainda melhor gestão financeira e de tempo. Diante dos benefícios, a satisfação do paciente aumenta, já que todas as interações dele com o laboratório são eficientes.

3. Otimização do tempo de espera

Outra dica importante é a otimização do tempo de espera. Não existe nada pior do que a sensação de perda de tempo e, por isso, aguardar demasiadamente pela realização de um exame agendado é prejudicial para a experiência do paciente como um todo. Por mais que o atendimento seja excelente, a espera conta muito e tem impacto negativo.

Por isso, promover a otimização é essencial. Para atingir tal objetivo é importante manter a pontualidade, garantir o devido intervalo entre as marcações, aumentar a produtividade no laboratório de análises clínicas e procurar os pacientes pessoalmente para antecipar possíveis atrasos, demonstrando respeito.

4. Estratégias de marketing

Por fim, uma dica importante consiste no pré e pós-atendimento. Por meio de estratégias de e-mail marketing ou mesmo SMS ou Whatsapp, é legal mostrar ao paciente o quão importante ele é. Por isso, entrar em contato por meio desses canais para agradecer a preferência, avisar sobre a liberação de um exame ou mesmo para parabenizar pelo aniversário estreita a relação e auxilia na fidelização.

Conforme mostramos ao longo do texto, a experiência do paciente é determinante para o sucesso de um laboratório de análises clínicas. Para garantir que ela seja a melhor possível é preciso apostar em estratégias de marketing, focar na valorização do paciente, otimizar o tempo de espera, oferecer agendamento online e ainda utilizar um software de gestão.

Gostou de conferir nossas dicas para melhorar a experiência dos pacientes em laboratórios de análises clínicas? Então, que tal descobrir como usar o NPS para deixá-los ainda mais satisfeitos?