O mercado de análises clínicas está cada vez mais concorrido. Todos os dias surgem novos laboratórios e unidades de marcas já renomadas, aumentando a exigência por inovação e prestação de melhores serviços aos clientes.

Contudo, os reajustes dos valores repassados pelos planos de saúde ainda estão muito aquém do necessário. Isso impede que as empresas possam implementar grandes melhorias para os pacientes que, por sua vez, estão mais exigentes.

Diante de todo esse cenário, os gestores de laboratórios de análises clínicas precisam estar atentos às principais tendências do mercado para manter o negócio lucrativo e competitivo.

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas importantes para que você preparar o seu estabelecimento para o que está por vir. Confira!

Marketing digital e posicionamento mais intenso

Os avanços tecnológicos — principalmente os relacionados à expansão da internet — mudaram a forma como as pessoas procuram pelos serviços de saúde. Por meio de seus celulares, tudo o que elas precisam está ao alcance de suas mãos.

Por isso, o marketing digital se tornou tão relevante para qualquer tipo de negócio. As pessoas que não têm um plano de saúde buscam na internet os locais mais próximos de casa ou do trabalho para realizarem seus exames de rotina.

Os investimentos na divulgação do laboratório em canais digitais e no fortalecimento da sua marca nesse meio proporcionam a atração de novos clientes e o aumento da receita vinda de pacientes particulares.

Atendimento humanizado

Se, por um lado, a tecnologia facilitou a nossa vida, por outro, ela tornou as relações bastante automatizadas. Quando falamos em laboratório de análises clínicas, estamos tratando de pessoas e dos cuidados à sua saúde. Isso requer um senso maior de humanidade no atendimento.

As automações na geração de senhas e na disponibilização de resultados de exames online, não podem substituir o olho no olho, o pegar pela mão e a atenção individualizada. Esses diferenciais têm um valor muito grande para os pacientes.

Fortalecimento do gestor

O mercado de análises clínicas passou muitos anos dando enfoque apenas na parte técnica do negócio em detrimento da gerencial. Isso está mudando, e a tendência é que os gestores ganhem mais força dentro desses estabelecimentos.

Isso significa que os esforços de gestão estão sendo mais valorizados e os processos operacionais estão sendo otimizados e tratados com a importância que é dada em outros setores do mercado.

Automação laboratorial e integração de prontuários

A tecnologia aparece mais uma vez no futuro dos laboratórios de análises clínicas. A automação laboratorial já é uma realidade em algumas empresas maiores e a tendência é que essa prática se estenda a todo mercado nos próximos anos.

Além da agilidade na análise dos exames e aumento na capacidade produtiva, esses sistemas permitem integração com prontuários médicos e aplicativos de gestão. Dessa forma, tanto médicos quanto pacientes têm acesso facilitado às informações, que são atualizadas de forma automática e segura.

Além das questões citadas, é importante analisar o cenário interno e externo do setor. Enquanto a dependência dos planos de saúde e a discrepância da infraestrutura no mercado são pontos que demandam atenção, as oportunidades frente à fragilidade do sistema público e o envelhecimento da população são sinais de boas perspectivas para o futuro dos laboratórios de análises clínicas.

Existem diversas outras questões que envolvem os rumos que o mercado de análises clínicas está seguindo. Mas fica evidente que o grande foco da questão é investir em tecnologia e melhorar a interação com os pacientes. Então, seguindo as práticas que listamos neste artigo, seu laboratório estará na direção certa para o sucesso!

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