Você sabe o que é atendimento humanizado? Ele consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos pacientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.
Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento, principalmente quando muitas delas estão passando por algum momento não muito agradável. É uma atitude que traz conforto e confiança aos pacientes e melhora o relacionamento deles com a instituição.
Quer saber como prestar um atendimento humanizado em laboratório? Confira as dicas deste post!
Garanta uma ótima estrutura
Ao contrário do que acontece em outros tipos de empresas, os clientes de laboratório não comparecem às unidades porque querem, mas porque precisam. Grande parte deles tem de negociar horários no trabalho, levantar mais cedo que o habitual ou fazer inúmeras outras mudanças em sua rotina.
Por isso, seu laboratório deve garantir que ele se sinta confortável e assistido. Tenha um ambiente de espera climatizado, com cadeiras confortáveis e uma quantidade suficiente de atendentes nos horários de pico. Sirva água, café e até mesmo um lanche para os pacientes que precisaram fazer jejum.
Forneça todas as informações corretamente
Nem todas as pessoas conhecem os procedimentos de uma coleta de sangue ou de fezes e urina, por mais comuns que eles sejam. Além disso, outros tipos de exames, como os de imagem, geram muitas dúvidas e inseguranças.
É importante que os funcionários estejam preparados para dar as orientações corretas desde os procedimentos de preparação até a liberação dos resultados. Assim, os pacientes se sentem mais seguros e a instituição transmite mais confiança e seriedade.
Preste um atendimento individualizado
Para prestar um atendimento humanizado eficiente, os pacientes devem ser tratados como únicos e especiais. O primeiro ponto é tornar o atendimento mais próximo deles, chamando-os sempre pelo nome, ouvindo-os com bastante atenção e olhando nos olhos ao conversar.
O segundo ponto é prestar a devida atenção a cada um. Isso significa que não basta decorar o nome e sorrir. Os profissionais devem verdadeiramente se interessar por cada um deles e demonstrar isso ao longo do atendimento. Esses cuidados fazem as pessoas se sentirem importantes.
Respeite o paciente em todos os âmbitos
O respeito deve ser um dos pilares do laboratório. As pessoas que ali estão são mais que clientes, são seres humanos que estão cuidando de sua saúde. Os funcionários têm o dever de serem educados e respeitosos em qualquer tipo de procedimento.
Se o paciente tem medo de agulha e não está preparado para fazer a coleta, respeite seu tempo. Atenda outro paciente enquanto ele se aquieta, ofereça ajuda, converse com calma, explique as implicações e tente convencê-lo, mas não o obrigue a fazer nada que ele não queira. Isso vale para qualquer situação.
Agora que você já sabe o que é atendimento humanizado, que tal colocar as dicas em prática em seu laboratório? Seus pacientes ficarão mais satisfeitos e, como empresa, você perceberá melhorias significativas nos resultados do negócio.
Além das melhorias no atendimento aos pacientes, algumas mudanças internas contribuem para prestar melhores serviços. Por isso, veja este outro artigo sobre gestão de processos em laboratório.
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