Cuidar da saúde é fundamental para o bem-estar de todos. Um check-up anual, que inclui exames de rotina, é uma maneira de se certificar de que a saúde está em dia, além de possibilitar o diagnóstico de doenças em fase inicial, o que facilita os tratamentos.

Os check-ups incluem exames físicos laboratoriais e também podem incluir técnicas de diagnóstico por imagem e avaliação física. Confira abaixo quais os exames mais requisitados nos check-ups:

Hemograma

O hemograma é um exame que avalia todas as células sanguíneas: as hemácias ou glóbulos vermelhos, para diagnosticar anemias; os leucócitos ou glóbulos brancos, para diagnosticar infecções, alergias e alguns tipos de câncer; e as plaquetas, para diagnosticar problemas de coagulação.

Glicemia em jejum

Este exame mede a taxa de açúcar no sangue depois de um jejum de pelo menos oito horas. Além da diabetes em si (mais de 126 mg/dl), o exame pode diagnosticar a pré-diabetes (entre 100 e 125 mg/dl) e também consegue avaliar se o tratamento para diabetes está sendo efetivo.

Triglicerídeos e colesterol

Exames de triglicerídeos e colesterol são importante porque, através dos níveis de diferentes gorduras no sangue, os médicos conseguem calcular o risco de complicações cardiovasculares como infarto e derrame e de bloqueio das artérias pela formação de placas. 

O exame mede os níveis de “colesterol bom”, o HDL, desejável acima de 40 mg/dl, e de “colesterol ruim”, LDL e VLDL, com valores que variam conforme o paciente, além do colesterol total (soma desejável abaixo de 190 mg/dl).

Para quantificar os triglicerídios, a solicitação é feita à parte, uma vez que as gorduras não são dosadas com os demais exames de colesterol. O valor desejável é abaixo de 150 mg/dl.

Teste ergométrico

Este exame foca no funcionamento do coração. Também chamado de teste de esforço, ele consiste em andar numa esteira com eletrodos instalados por todo o corpo para avaliar o sistema cardiovascular. A partir do teste ergométrico é possível avaliar o risco de infarto do paciente, além de diagnosticar doença arterial coronariana, etc.

Eletrocardiograma

É solicitado majoritariamente para pacientes com mais de 40 anos e avalia o funcionamento do coração em repouso. Como o teste ergométrico, é feito com o auxílio de eletrodos instalados no corpo, que detectam a frequência e os batimentos cardíacos. Permite identificar alterações que indicam bloqueio arterial, arritmia, taquicardia, etc.

Exames de fezes e urina

São os pedidos mais básicos feitos pelos médicos. O próprio paciente recolhe as amostras e envia aos laboratórios. Os exames identificam excesso ou falta de diversas substâncias, e podem identificar doenças como infecções urinárias, diabetes, anemias e cânceres.

Ureia e creatinina

A dosagem destas duas substâncias no sangue permite avaliar o funcionamento dos rins muitas vezes antes do aparecimento de sintomas de insuficiência renal, que se desenvolve silenciosamente e cujos sintomas aparecem apenas em casos muito avançados.

TSH e T4 livre

Estes hormônios são relacionados ao funcionamento da tireoide, uma glândula que, quando apresenta distúrbios, pode comprometer a saúde do coração, ciclos menstruais, capacidade de concentração, intestino e humor.

O exame que mede TSH e T4 serve para diagnosticar doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Costuma ser solicitado principalmente para mulheres na menopausa.

Há outros exames específicos que costumam ser solicitados nos check-ups anuais, como mamografia para mulheres e PSA (antígeno prostático específico) para homens. Os exames dependem do histórico de cada paciente – neste post, abordamos os mais comuns, mas quem decide quais as indicações corretas é o médico! 

Cuidar da saúde é fundamental. Mantenha o controle das datas nas quais você fez os últimos exames e agende sua próxima consulta conforme seu histórico.