O uso de SMS para laboratório tem sido de grande valia para o setor. Por meio dele, é possível se aproximar mais dos pacientes, levando informação de qualidade, resolvendo alguns problemas e ajudando na comunicação do dia a dia.

Entretanto, muitos profissionais, inclusive proprietários e gestores, ainda têm dúvidas sobre essa funcionalidade. Por isso, neste post, vamos explicar os principais pontos que você precisa saber para tirar melhor proveito do envio de mensagens. Confira!

1. O que é SMS para laboratório?

O SMS é uma funcionalidade bastante utilizada por empresas de diversos setores da economia. Ele consiste no disparo automático de mensagens de texto para os celulares dos clientes. Para um laboratório, funciona da mesma forma. Sendo assim, o estabelecimento conta com mais um canal de comunicação com os pacientes e pode colher uma série de benefícios.

2. Para que servem os disparos de mensagens?

Os disparos de SMS na área da saúde podem ser utilizados para algumas finalidades, conforme explicaremos a seguir.

Comunicação sobre agendamentos de serviços

O seu laboratório pode usar o SMS para auxiliar na comunicação com os pacientes a respeito de agendamentos realizados. Com isso, ele pode executar ações, como agendar um exame ou confirmar o comparecimento de forma automática.

Informação sobre exames

As mensagens de texto podem ser usadas para ajudar a esclarecer as principais dúvidas das pessoas. Dessa forma, a empresa pode fazer um disparo automático com as orientações ao paciente logo que o agendamento for realizado. Além de contribuir para uma preparação mais adequada, isso poupa o paciente de ter que entrar em contato e consumir o tempo de um atendente com questões simples.

Envio de comunicados

O SMS também pode ser muito útil para o envio de comunicados diversos. Alguns exemplos bastante comuns são:

  • alterações de horário de funcionamento;
  • horários especiais em função de feriados;
  • mudanças em procedimentos;
  • oferta de novos serviços;
  • campanhas de marketing;
  • envio de promoções;
  • alteração no prazo de entrega ou aviso de recoleta;
  • avisos de exames prontos.

3. Como funciona a ferramenta de envio?

A ferramenta utilizada para essa funcionalidade é bastante simples e fácil de operar. Trata-se de um software integrado à sua base de dados que usa essas informações para fazer os disparos.

Nela, você pode determinar o texto das mensagens e para quais pacientes elas serão enviadas. Por exemplo, você pode programar para que um SMS seja disparado automaticamente para o celular da pessoa que teve um agendamento confirmado.

Pode, ainda, deixar configurado para que, no dia anterior ao exame, outra mensagem seja enviada a ela com as informações sobre a preparação, e solicitando a confirmação do comparecimento.

4. Quais são as vantagens de utilizar esse recurso?

O uso de SMS na área de saúde proporciona diversos benefícios, tanto para o laboratório quanto para os pacientes. A seguir, vamos abordar as 3 principais vantagens de implementar esse serviço. Acompanhe.

Retenção de clientes

O setor de marketing de sua empresa pode utilizar o SMS como uma poderosa ferramenta para o fortalecimento da relação com os atuais clientes. Pode ser realizado diversas campanhas de marketing: Natal, dia das mães, dia dos pais, dia internacional das mulheres, outubro rosa, novembro azul, etc. Podendo-se aproveitar para fazer uma promoção em conjunto, como por exemplo: Novembro Azul e o exame de PSA. Como também enviar uma mensagem personalizada de agradecimento pela preferência do laboratório um tempo após a ida do cliente ao seu estabelecimento

Melhoria no atendimento

O SMS para laboratório pode agilizar e facilitar bastante os atendimentos. O envio automático de confirmação ajuda a evitar que os pacientes esqueçam do exame e ainda os auxilia nas dúvidas sobre o processo de preparação.

Outra praticidade é comunicar e enviar os resultados das análises. Isso pode poupar tempo e deslocamento do paciente, além de aliviar na quantidade de tarefas da equipe de atendimento.

Além disso, é possível realizar pesquisas de satisfação após a ida do paciente ao laboratório de análises clínicas ou clínicas de diagnóstico por imagem, para identificar pontos de melhoria e tendências que podem promover algum benefício.

Redução de custos

As horas de trabalho dos profissionais de um laboratório precisam ser preenchidas por atividades importantes, como a recepção e o atendimento dos pacientes, a realização de coletas, as análises das amostras, entre outras. Porém, nem sempre funciona assim no dia a dia.

Mesmo as empresas que contam com uma central de atendimento telefônico dedicada acabam “desperdiçando” o tempo da equipe com informações simples e repetitivas. Esses dados podem ser reunidos para a composição de uma série de SMSs que eliminem as principais dúvidas dos pacientes.

Sendo assim, utilizando SMS para laboratório, a equipe pode ganhar em capacidade de atendimento, gerando também economia de pessoal. Adicionalmente, o envio das mensagens diminui os riscos de o paciente faltar ao exame, evitando prejuízos.

5. Quais são as melhores práticas?

Vimos que o SMS para laboratório é benéfico para a empresa e para o cliente. No entanto, é preciso fazer o uso de forma consciente e organizada. Envios mal planejados podem incorrer no efeito contrário ao esperado.

Então, veja algumas dicas simples que fazem toda a diferença:

  • não compre uma lista aleatória de telefones, trabalhe com sua base de clientes, e mantendo sempre o número do celular atualizado;
  • não envie muitos SMSs seguidos para não ficar cansativo;
  • sempre envie dentro de um horário pré estabelecido, como o horário comercial (ninguém quer receber um SMS de madrugada, não é mesmo ?);
  • dê a opção de a pessoa deixar de receber as mensagens;
  • crie textos curtos, com linguagem simples e clara.

6. Como implementar o envio de SMS no laboratório?

A implementação desse serviço deve ser feita por um fornecedor de confiança, com experiência no mercado. Outro ponto relevante é que a integração dessa funcionalidade com o sistema de gestão utilizado é fundamental. Sendo assim, o ideal é que tudo seja feito com uma única empresa.

Independentemente da empresa escolhida, o uso do SMS para laboratório proporcionará vantagens expressivas para seu negócio. Basta utilizar com sabedoria. Se você ainda não conta com esse serviço, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.