A gestão de compras em um laboratório deve estar entre as principais preocupações de seus administradores. Afinal, a qualidade e disponibilidade dos produtos é essencial para garantir um bom atendimento.
Além disso, a eficiência na hora de adquirir os materiais de trabalho ajuda a garantir maior economia. Assim, é possível aumentar a competitividade sem prejudicar a margem de lucro esperada.
Mas, para conseguir alcançar esse patamar, é necessário se atentar a alguns pontos muito importantes. Por isso, neste texto, vamos abordar os principais aspectos que merecem a atenção da sua equipe de compras. Confira!
Planeje-se
O planejamento é um grande aliado na gestão de compras laboratoriais. Principalmente, por se tratar de uma área diretamente relacionada à saúde de seus clientes. Portanto, ter o controle sobre as necessidades de insumos do local é fundamental.
Então, estabeleça um período de checagem dos estoques e saiba, com exatidão, qual é o seu volume de gastos. Outro fator relevante é manter uma reserva mínima para se precaver contra imprevistos.
Faça uma avaliação criteriosa dos fornecedores
Essa dica parece simples, mas muitas pessoas a ignoram na correria do dia a dia. Em especial, aquelas que não se planejaram. Assim, no momento da urgência, acabam por escolher o fornecedor que não se ajusta às necessidades.
É de suma importância que alguns critérios sejam impostos nessa seleção, sendo cauteloso e rigoroso quanto aos requisitos exigidos a essas empresas. Até porque, ao adquirir produtos nesse ramo sem algumas garantias, você poder colocar a vida de seus pacientes em risco.
Sendo assim, certifique-se de que o fornecedor cumpre todas as obrigatoriedades de órgãos como a ANS e os conselhos de medicina. Não se esqueça de se atentar para aqueles produtos especiais, que apresentam regras mais específicas.
Utilize sistemas para melhorar o controle da gestão de compras
A utilização de um sistema de laboratório de análises clínicas torna o processo automático e ágil. Por meio dele, é possível deixar o planejamento pré-configurado, de acordo com a movimentação registrada no estoque e os atendimentos já agendados para os próximos dias.
Além disso, as ferramentas de gestão de compras automatizadas produzem uma série de relatórios muito úteis. Com eles, fica mais fácil tomar decisões que podem afetar a produtividade e economia do laboratório. Um bom exemplo é saber se um lote promocional de um produto é realmente vantajoso ou se vai vencer no almoxarifado.
Baseie suas decisões em dados
A tomada de boas decisões depende de uma análise mais detalhada de dados. Por isso, o acesso a diferentes informações proporciona uma vantagem considerável.
É crucial conhecer os hábitos de uso, os volumes de estoque atuais e os mínimos necessários e, até mesmo, uma previsão média de atendimento para os próximos meses. Com isso, fica mais fácil aproximar o previsto do realizado, garantindo maior eficiência para o setor de aquisições.
Enfim, fazer uma boa gestão de compras pode ser muito mais simples do que parece. Principalmente se o seu laboratório contar com a ajuda da tecnologia. Assim, ele estará preparado para oferecer mais qualidade nos atendimentos e serviços.
Gostou deste post, que tal acompanhar todos os nossos conteúdos em nossas redes sociais? Estamos no Facebook e LinkedIn.
Stay connected