Falar em tecnologia aplicada à saúde é falar no termo “saúde 4.0”. O termo refere-se à automatização e modernização de dispositivos e recursos que, quando instalados em instituições de saúde (hospitais e laboratórios, por exemplo) ou nos equipamentos de uso diário dos profissionais, permitem diagnósticos cada vez mais rápidos.

O objetivo de todo o conceito de saúde 4.0 é promover o bem-estar dos pacientes por meio de um atendimento personalizado e individualizado através da utilização dos recursos tecnológicos, que permitem o rastreamento e o acompanhamento de alterações no estado de cada um.

Principais impactos

Os principais impactos da aplicação da tecnologia à saúde são, em sua maioria, positivos: agilidade, segurança e facilidade no acesso aos dados são pontos importantes. 

Ao aliar a tecnologia à procura pelo bem-estar dos pacientes, é possível obter diagnósticos e resultados de exames com mais rapidez e assertividade, proporcionar um atendimento mais humanizado e, sobretudo, tornar a experiência dos pacientes o menos penosa possível.

Mas, afinal, onde a tecnologia é aplicada?

Quando falamos das aplicações da tecnologia na saúde, existem inúmeras possibilidades. Abaixo, abordamos as principais:

Biometria

A biometria é uma das principais tecnologias que foram levadas à saúde e trouxeram resultados positivos. O acesso biométrico às informações dos pacientes garante mais segurança, integridade das informações e rapidez no acesso a elas. A biometria garante que apenas os pacientes e os colaboradores possam acessar prontuários, ficha de cadastro e outros dados importantes.

Tablets

Incorporar dispositivos móveis em laboratórios de análises clínicas, por exemplo, automatiza diversos processos e exime a necessidade de trabalhos manuais em algumas etapas do atendimento. Da recepção à coleta dos exames, o tablet acelera diversos procedimentos internos e externos, como verificação de exames antigos, solicitação de atendimento por parte do paciente, acompanhamento das condições de saúde, etc.

Cloud

O local onde os dados dos pacientes e da instituição de saúde são armazenados deve ser muito bem pensado. Aqui, a segurança é prioridade máxima: criptografar os dados e mantê-los na nuvem é uma das formas mais seguras de guardá-los. Além disso, a chance de que as informações se percam é mínima e muitos recursos são economizados.

Sistema de qualidade

Este tópico não trata de um gadget ou software específico, e sim de uma parte afetada pela automatização dos processos: a qualidade. De forma geral, a automatização permite agilizar a identificação de não-conformidades laboratoriais, a verificação de resultados (indicadores) e a produção de documentos importantes, tanto relativos aos pacientes quanto à gestão do laboratório. Para saber mais sobre qualidade, acesse este post completo

Sistema de gestão

Um software de gestão auxilia na automação de diversos processos de uma empresa. Seu foco principal são as tarefas administrativas, tais como as financeiras e as fiscais. Dessa forma, atividades como o controle do fluxo de caixa, de estoque e de geração de nota fiscal, por exemplo, podem ser realizadas de forma mais rápida, prática e segura. O nível de automação varia de acordo com cada tipo de sistema desenvolvido, mas, de uma forma geral, toda tarefa repetitiva e todos os cálculo podem ser feitos por ele.

Em um laboratório de análises clínicas, o sistema de gestão pode ser implementado em diversos setores:

  • administrativo;
  • financeiro;
  • contábil;
  • compras;
  • almoxarifado / controle de estoque.

Cada um deles se beneficia de uma forma específica, conforme suas características e necessidades.

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